sábado, 24 de novembro de 2012

Morada Nova


 

O bairro Morada Nova é um bairro periférico, situado à esquerda da BR- 153 no trajeto Jaraguá - Ceres. Limita-se com os seguintes bairros: A leste Regina Park, a oeste Setor Aeroporto II, a norte Morada Nova e ao sul Setor Aeroporto I.

É um bairro novo, que vem crescendo e ganhando melhor infraestrutura a cada dia, possui asfalto em todas as ruas, energia elétrica, água encanada, é um bairro mais residencial, possui poucos pontos comerciais, Venda do Senhor Zé e alguns bares.

 Surgiu em 2002, o bairro Morada Nova Surgiu através de doação de moradias pelo prefeito.

 

No desenvolvimento desse projeto os alunos do 3º ano A e B da Escola Municipal Lyra Machado, mediados pelas respectivas professoras Lais da Conceição Macêdo e Adriana Camargo com o objetivo de levar as crianças a conhecerem a historia do bairro e contribuírem para continuação dessa história
 entrevistaram quatro moradores com aproximadamente 10 anos de moradia nesse bairro, ou seja, chegaram ao bairro por volta do ano 2002, são eles:

 

·         Taci Moreira da Silva: 64 anos de idade e mora a 10 anos no bairro

·         Edith Jose dos Santos e Carvalho: 72 anos de idade e mora a 9 anos no Bairro.

·         Creuza Rezende da Abadia: 63 anos de idade e mora a 10 anos no bairro.

·         Ana Pereira Dias: 59 anos de idade e mora a 10 anos no bairro

 

Funcionários e moradores do bairro

 

·         Adriana Camargo: 38 anos de idade e mora a 7 anos no bairro

·         Adriana Brito: 34 anos de idade e mora a 7 anos no bairro

 

 De acordo com os relatos dos entrevistados

 

 Houve melhorias no bairro no decorrer desses anos, como o asfalto das ruas, energia solar implantada gratuitamente nas casas, água encanada, um campo de futebol Mauro da Matta e a construção da Escola Municipal Lyra Machado Gomes e Souza, a qual segundo eles veio trazer ensino de qualidade e comodidade para as crianças do bairro.

Entretanto o bairro ainda enfrenta algumas dificuldades e precisam ser melhoradas no bairro como a construção de um posto de saúde, uma linha de transporte coletivo e uma Igreja Católica.
Quando questionados sobre o que prevalece hoje na paisagem do bairro em relação ao tempo em que chegaram ao mesmo, citaram poucas coisas como: algumas casas inacabadas e uma mata que é preservada pela secretaria do Meio Ambiente.
Quando os alunos perguntaram sobre um sonho futuro dos moradores para o bairro citaram a diminuição da violência e a continuidade dos estudos de seus filhos para que possam se formar cidadãos conscientes na sociedade que estão inseridos.
Podemos entender esse sonho, como uma forma de acabar com a violência atual do bairro, pois há muitos relatos de violência no local.
 Incentivando os alunos a dar continuidade a educação numa esperança futura podendo acabar com a violência.
E sobre a continuidade dos estudos podemos entender que se refere ao fato de grande parte dos moradores serem oriundos e se migrarem bastante, afetando os estudos dos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário